À ELA…. Ganho Eu! (2024)

(SINOPSE) Zé António nasceu e cresceu em Matosinhos. Com onze anos, iniciou o sonho de ser futebolista, que cumpriria em pleno no Leixões, entre a criança que entrou no Estádio do Mar em 1987 e de lá saiu, homem feito, em 2004, contando pelo meio uma passagem no Desportivo das Aves.

Terminou a carreira de forma dramática aos 29 anos, recebendo no dia do aniversário a notícia de um diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica, que lhe condicionaria a vida e a deixava sob séria ameaça.

Iniciou, nesse momento, um jogo novo: vencer a doença. E está a ganhar de goleada!

Em parceria com a escritora Fabiana Couto, Zé António conta neste livro toda a sua história, todas as lágrimas, todos os sorrisos, num relato raríssimo de sobrevivência e determinação.

«Às vezes gastamos energias com problemas que não existem e depois somos confrontados com o exemplo de coragem e resiliência do Zé António. Que sirva de inspiração a todos nós.» – Luis Figo, ex-internacional português

Aqui há Mel (2020)

O livro Aqui há Mel é feito de poemas, notas, reflexões e fotografias que registei ao longo de vários meses, e foi organizado durante o confinamento, em 2020, quando estávamos a abraçar um desconhecido que nos deixou marcas.
É o meu primeiro livro publicado e a partilha aconteceu de uma forma natural feita com a Mel, que me acompanha na capa, uma fotografia tirada no nosso bom Alentejo.
A essência da poesia simboliza o doce que podemos fazer do amargo que, por vezes, acontece nas nossas vidas. Como um lembrete: Não estamos sozinhos, Aqui há Mel.

“O que a vida quer de nós é a coragem
de conhecermos a alma que mora aqui dentro”

– Fabiana Couto